24 de janeiro de 2016

Ciências Socioeconómicas - o que é?

Olá! Como estão?
Hoje venho falar-vos sobre algo que considero muito importante - que curso escolher?



Ora bem, dentro deste tema, eu apenas posso falar-vos do Curso de Ciências Socioeconómicas, que é o que eu escolhi. Vulgarizado por "Economia", na minha opinião, este curso é a junção do melhor dos dois "mundos": Línguas e Humanidades e Ciências e Tecnologias.
Este curso tem várias saídas, mas é principalmente indicado para quem quer seguir Economia ou Gestão na universidade.
Mas, como no meu caso, também se pode seguir Direito, Psicologia, Contabilidade, entre outros.
Segundo o site MyFuture.pt, "O curso de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que o ajude a conhecer e a compreender o mundo contemporâneo e os seus principais problemas socioeconómicos." - ver mais aqui.
Neste curso, terás de estudar as seguintes disciplinas:

  • Economia A: Como não podia deixar de ser, a disciplina mais importante do Curso é Economia, onde já aprendi o que é o consumo, como se avaliam os padrões de consumo da sociedade, o que é a inflação, etc! No início, esta disciplina parece uma verdadeira seca, faz-nos questionar o porquê de estarmos ali mas logo se transforma numa disciplina super interessante, que nos cativa imenso para a matéria.
  • Matemática A: Lamento imenso informar-vos desta parte, também me põe um bocadinho triste ahahah, mas pronto, "come-se". Matemática no Ensino Secundário não tem nada a ver com a Matemática do Ensino Básico, mas nada mesmo. E isto não significa que seja mais difícil, é mais trabalhoso, mais complexo, mas muito mais cativante!
  • Geografia A ou História A: Com muita pena minha também, porque odeio Geografia, a minha escola não abriu História por insuficiência de alunos, logo, tive de ir para Geografia A, odeiooooo!
  • Português: Devo ser a única pessoa à face da terra da Terra que adora esta disciplina. Interesso-me imenso pela matéria, a história misturada com português cativa-me imenso!
  • Inglês, Espanhol ou Francês (de continuação) ou Francês, Espanhol ou Alemão (de iniciação).
  • Filosofia: uma disciplina mais chata do que filosofia não deve existir. É horrível, secante, desmotivador mas, infelizmente, obrigatório em todos os cursos Científico-Humanísticos!

Prós: Curso com disciplinas interessantes, focadas na sociedade e na atualidade. Várias saídas profissionais, cursos superiores, etc.
Contras: Curso exigente, por vezes desmotivador e requer um gasto (na minha opinião, exagerado) extra numa Calculadora Gráfica.

Conclusão: Não estou arrependida do curso que escolhi, estou focada nos meus objetivos e luto para alcançá-los.

Se estás no Ensino Básico, que curso vais escolher e porquê?
Se estás no Ensino Secundário, que curso escolheste e porquê?

Beijinhos!

1 comentário:

  1. Olá Beatriz!

    Eu estou no segundo ano de Línguas e Humanidades e tal como tu não me arrependo da aérea que escolhi.
    Como uma das minhas disciplinas de componente específica é Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) também tive de comprar uma calculadora gráfica o que considerei ser um enorme desperdício de dinheiro, principalmente se tivermos em conta que é um instrumento que comecei a usar no segundo período do ano passado e que depois do final deste ano não voltarei a precisar dele. Um investimento superior a cem euros apenas para uma parte mínima do percurso escolar.

    Um enorme beijo, Ana.

    Woah Arabella|Facebook|InstagramTwitter|a>

    ResponderEliminar