4 de maio de 2016

Entrevistas #2

Olá!! Como estão?
No seguimento da última entrevista, hoje apresento-vos mais uma!

Desta vez, a entrevistada foi a Rafaela Silva, do blogue Lemao Doce, um blogue super interessante, inovador e muito giro! Bem, vamos lá:

1. Quem és tu?Uma estudante, uma DUFF, e uma activista de muitas coisas. Mas sobretudo uma miúda vulgaríssima com as suas paixões e desamores, que por acaso até tem um blog e por acaso esse é um dos seus quinhentos hobbies.

2. Porque é que criaste o teu blog?Se há coisa que sempre gostei de fazer, foi reflectir e opinar. Isto, com pessoas cara a cara. Também sempre gostei imenso de escrever. Criar um blog foi criar um universo onde posso ter o melhor dos dois mundos, onde podiam expor as coisas que gosto e não gosto e, ao mesmo tempo, escrever.

3. De que fala o teu blog?Literalmente de tudo o que me apetecer. Fotografia, design, literatura, textos autorais, tecnologia, cinema e tv, tudo aquilo que se possa imaginar. O foco, no entanto, está nas várias áreas do entremetimento (ou seja, cinema, tv, música), nas artes (fotografia e literatura) e nos textos que eu e as minhas colaboradoras vamos escrevendo.

4. Que mensagem/exemplo/inspiração gostarias de transmitir aos teus seguidores?Antes de mais, obrigada por ainda não terem desistido de mim nem do meu blogue, seja lá qual for a razão porque nos seguem e gostam de nós. Sem vocês, o blog não seria nada. Mas, se por acaso alguns de vós estiverem a pensar em enveredar pelo mundo da blogosfera, façam-me apenas um favor: escrevam sobre o que vocês gostam, não sobre o que acham de que os outros gostarão. É isso que eu faço.

5. Quais os teus maiores sonhos para o teu futuro pessoal e profissional?Os meus desejos pessoais estão muito interligados aos meus desejos profissionais. Na verdade, os meus desejos pessoas são muitos pouquinhos se comparados com os profissionais. Mas, lá bem no topo, estudar (terminar a faculdade, e ainda continuar a estudar depois), ter sucesso profissional, poder continuar a escrever (inclusive, publicar) e viajar são os principais desejos.

6. Estás feliz com o que atingiste até agora?Bastante. Consegui terminar o secundário e agora estou onde sempre quis estar: na faculdade. E pode não estar a ser algo divinal e incrível, nem a minha melhor experiência, mas estou lá – e estou por mérito próprio. Em pouco mais de um ano, o blogue cresceu imenso. Estou muito orgulhosa das metas que ele tem atingido. A minha vida pessoal é relativamente estável, e o futuro é uma incógnita.

7. Quais são as tuas metas para o blog?Eu realmente gostava de chegar aos duzentos seguidores antes do meio do ano. Com um bocadinho de graça divina, aos trezentos até ao final de 2016. Gostava de fazer uma ou duas parcerias agradáveis, e gostava de poder continuar a ‘trabalhar’ no blogue com a mesma paixão com que o tenho feito até agora.

8. A tua família e os teus amigos conhecem o teu blog?Sabem que eu o tenho, já o viram, mas na verdade ninguém o acompanha, por isso não posso dizer que o ‘conheçam’.

9. Se respondeste sim á pergunta anterior, como é que eles reagiram?Não reagiram. É daquelas coisas que não são assim tão impactantes para a maioria das pessoas, a menos que tenhas milhares de seguidores – e mesmo assim, para quem está fora da blogosfera, não é nada de especial.

10. Pensas tornar o blog full-time ou é apenas um hobby?Será sempre um hobby, pois não tenho esperanças de o tornar profissional. Contudo, seria realmente agradável torna-lo full-time. Mas é daquelas coisas demasiado boas para ser verdade.

11. O que tens a dizer sobre ti e o teu blog que faça com que as pessoas queiram ler-te e reler-te?Faço essa pergunta a mim própria todos os dias, e a única razão que encontro é que eu realmente dedico-me a cada post, empenho-me em criar conteúdo original e fujo ao máximo dos clichés que se vê em todo o lado. Se tivesse de adivinhar, portanto, diria que é o facto de o meu blogue ser original.

12. O que é que mudavas na blogosfera e nas redes sociais em que os blogs são divulgados (Facebook, Twitter,…)?Mais amizade e menos concorrência. Há muita inveja e pessoas a querem apanhar o elevador para o sucesso. Sucesso alcança-se pelas escadas, suando e chorando pelo caminho porque é tão difícil. Mas chega-se lá. Pelo elevador, a luz vai sempre faltar e o elevador encravar.

13. Em que é que te inspiras na tua vida pessoal e profissional?Em pessoas que me inspiraram na minha vida pessoal e académica, sobretudo. A única pessoa não-conhecida que me inspira realmente é o Leonardo da Vinci, meu ‘ídolo’. De resto, inspiro-me em professores que tive, em familiares que tenho e tive, em colegas que conheci e em amigos.

14. Já leste comentários maliciosos/ofensivos no teu blog? Como reagiste?Mais ou menos. Não gostei. Respondi como normalmente faço nessas situações: tentando mostrar à pessoa que não está a ter uma boa atitude. Quando isso falha, o sarcasmo é a minha arma.

15. Por fim, descreve o teu blog em 10 palavras.
Ora bem… fresco, original, diversificado, simpático, acolhedor, feminino, trabalhoso, amistoso, leve, descontraído.

E pronto, foi esta a entrevista da Rafaela, espero mesmo que tenham gostado!
Beijinhos,

Sem comentários:

Enviar um comentário