15 de fevereiro de 2015

FINLÂNDIA! #2

Oláááááá! Volteiiiiii! Saudades minhas? Eheh, espero que sim! :)
Depois da minha mini-viagem em tempo mas enorme em emoções, decidi escrever-vos a contar tudo, como já tinha prometido!
Então, cá vai:
'Quando a professora me convidou para participar neste projeto, eu admito que não fiquei muito entusiasmada, não sabia bem o que se ia passar... Já hoje, penso "Que croma, foi a melhor coisa que já me aconteceu!"
Quando os alunos estrangeiros do Comenius vieram a Portugal, ser nossos guests, eu vivi a melhor semana da minha vida! E nunca me hei-de esquecer...! Vivemos amizades fantásticas, momentos incríveis e muitas lágrimas quando acabou, mas sabíamos que teria de acabar. Foi isso mesmo que eu não sabia quando entrei no avião em direção à Finlândia, não tinha noção que apenas tinha 3 dias e meio, não tinha noção que 3 dias e meio passariam num instante... Mas passaram, e voltaria sem pensar duas vezes!
Cheguei ao aeroporto de Lisboa, na madrugada de segunda-feira, meio a medo, não me lembrava como era andar de avião porque a última vez que o fiz foi há 8 anos... Mas fui, e entrei no avião a tentar esquecer tudo aqui, para que aproveitasse o máximo possível... E, imaginem, consegui!
Foram 3 dias que passaram completamente a voar, nem dei conta!
No 1º dia, 10 de fevereiro, fomos jogar futebol (para quem não sabe, futebol é o tema deste projeto) e passeámos durante a tarde com os nossos hosts, à noite foi a vez da 'Welcome Party' onde conheci a maior parte das pessoas. No 2º dia, 11/02, fizemos as apresentações sobre hábitos de vida saudável (tema desta viagem) e, pela tarde, fomos até ao centro de Helsínquia, patinar no gelo, conhecer os principais monumentos e algumas histórias engraçadas daquele lugar. No 3º dia, na parte da manhã, fomos até uma montanha de neve (onde já tínhamos estado na noite anterior, apenas com os nossos hosts) com os professores e descemos esse monte infinitas vezes, de trenó (caixas de plástico próprias para a neve) e alguns aprenderam a fazer esqui. De tarde, assistimos à celebração de final de curso dos alunos do secundário (consistia em vestirem-se como se fossem para o Carnaval e mandar doces para as pessoas na rua) e, em seguida, fizemos pizzas, cada país fez 3, com o objetivo de dar a conhecer aos outros alunos produtos típicos do seu país. Essa noite acabou em festa, a 'Leaving Party' onde houve um jogo de conhecimento geral da Finlândia que, claro está, os portugueses acabaram em 1º lugar! (Palmas para nós!!). No fim da festa, fomos conhecer mais um pouco da cidade, desta vez à noite e comprámos as últimas lembrancinhas. Depois das despedidas e de muitas lágrimas, fomos preparar as malas para voltar ao País Lusitano na manhã seguinte. Finalmente, no último dia, fomos até ao Itakesküs (paragem de autocarro, centro comercial e nome duma pequena localidade) para apanhar o autocarro, junto dos espanhóis (as melhores pessoas do mundo!), em direção ao aeroporto. Últimas despedidas no aeroporto, entrámos no avião e voltámos a casa.
Visitámos lugar lindos, não consigo descrever... Aprendi o que é ser independente, pois o modo de vida finlandês é completamente diferente do modo de vida português. Os adolescentes saem sozinhos muito frequentemente, o problema é ser só até às 21h, o que, para nós, é muito cedo! Os horários das refeições, em relação aos nossos são completamente diferentes, vejam: tomam o pequeno-almoço por volta das 7h (isto não é muito diferente), almoçam ás 11h30 (isto sim, foi uma grande diferença!) e jantam entre as 16h e as 17h. A partir desta hora, só comiam um gelado ou assim, até se deitarem, por volta das 22h. Os horários escolares são muito reduzidos em relação aos nossos, já que variam com as horas de sol e mudam de trimestre em trimestre. Raramente começam as aulas a horas iguais na mesma semana: Tanto podem começar ás 7h30 como ás 10h; e tanto podem acabar às 12h como ás 15h, depende das horas de sol: que são quase sempre 6h ou 7h.
O estilo de vida não é muito mais caro do que aqui, como seria de esperar, mas também não é muito barato... Utilizam o metro para se dirigirem a qualquer lado, mas, ás vezes, saem uma paragem antes para poderem caminhar (esta brincadeira custou-me 2 bolhas no pé!). Nesta situação, eles são pessoas muito económicas e amigas do ambiente porque raramente usam o carro.
Em relação ao feitio e às relações entre eles, são pessoas extremamente simpáticas, acolhedoras e amigas do próximo: tinham paciência para nos explicar a mesma coisa 20 vezes, se fosse preciso, até que nós percebêssemos, reciclavam tudo e adoravam o meio-ambiente.
Foi, sem sombra de dúvidas, a segunda melhor semana que já tive, a perder apenas para a semana em que foi a minha vez de ser host.
Sendo assim, em relação ao programa Comenius, tudo foi excelente, à exceção do tempo, que foi muito pouco. Feedback extremamente positivo da minha parte!
Gostava de voltar a fazer parte dum próximo programa assim mas ficam as excelentes recordações e as crescentes saudades. Obrigada a todos os que me permitiram fazer parte disto, que deixou de ser apenas um projeto! 
Aqui deixo algumas fotos:

Algumas fotos do centro de Helsínquia

Gelado feito por mim!

Eu

Pizzas Portuguesas

Melhores Pessoas do mundo <3
Foto de Grupo


Portuguesas, finlandesa e cipriotas!

Espanhóis <3 (em cima) e Portugueses (em baixo)

Eu

As Portuguesas e a Professora

A Primeira Pizza Portuguesa
E então, que tal?
Beijinhos <3

Sem comentários:

Enviar um comentário